sexta-feira, 31 de outubro de 2025

Bolo Merengado de Batata doce, Gengibre e Canela


O fim de outubro traz consigo dias mais curtos, manhãs frescas e um convite silencioso ao aconchego. É quando o forno volta a ganhar protagonismo na cozinha  e nada combina melhor com essa época do que um bolo de gengibre recém-saído do forno.

A massa úmida e perfumada mistura o calor das especiarias ao doce suave  do açúcar mascavado. O gengibre, com seu toque levemente picante, desperta os sentidos e aquece por dentro, lembrando-nos que os dias frios estão a caminho.  Os picaros do merengue ligeiramente tostado, abrindo espaço para pequenas piscinas cheias de doce de ovos, que me trás a memoria as poças de agua bem lamacentas depois de um dia de chuva. E por fim polvilhado com amendoa laminada e torrada.  Tal como folhas de varios tons que se se despendem das arvores.

E assim o aroma que se espalha pela casa já transforma qualquer tarde cinzenta num momento de puro conforto.

É o tipo de bolo que pede uma pausa. Um café fumegante ao lado, uma manta sobre os ombros e o prazer simples de saborear o outono em cada fatia. Porque preparar um bolinho assim não é apenas cozinhar. É um gesto de cuidado, um ritual que prepara o corpo e a alma para o frio que já se avizinha. Assim se fecha o Outubro aqui no Flor de Rosmaninho, cheio de  aconchego ao palato e à alma, com os aromas do Gengibre, canela  e o calor de um forno! 

 Ingredientes
185g de farinha de trigo sem fermento T55
2 colheres de chá de canela em pó
1 1/2 colher de fermento em pó
1/2 colher de chá de bicarbonato
1 colher de chá de gengibre em pó
255g de puré de batata doce
180ml de óleo vegetal
1 colher de chá de sal
250g de açúcar mascavado
3 ovos inteiros
Amendoa laminda e torrada qb

Merengue
3 claras de ovo
2 colheres de sopa de açúcar
1 pitada de sal

Doce de Ovos
3 gemas
3 colheres de sopa de leite
3 colheres de sopa de açúcar amarelo

Preparação




Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pela visita!